Services on Demand
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Similars in
SciELO
Bookmark
Anais Brasileiros de Dermatologia
Print version ISSN 0365-0596
Abstract
SOARES, Flávia Machado Gonçalves and COSTA, Izelda Maria Carvalho. Lipoatrofia facial associada ao HIV/AIDS: do advento aosconhecimentos atuais. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.5, pp. 843-864. ISSN 0365-0596. http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000500001.
O advento da AIDS trouxe novos desafios para a Dermatologia. A terapia antirretroviral mudou drasticamente a morbimortalidade associada à infecção pelo HIV/AIDS, mas contribuiu para o surgimento de outras novas situações que exigem abordagem adequada do dermatologista. A Síndrome Lipodistrófica Associada ao HIV/AIDS tem origem multifatorial, mas está fortemente associada ao uso dos antirretrovirais. Compreende alterações na distribuição da gordura corporal, acompanhada ou não de alterações metabólicas. A perda da gordura da face, chamada lipoatrofia facial, é dos sinais mais estigmatizantes da síndrome. Esta condição, muitas vezes reveladora da doença, trouxe de volta o estigma da AIDS. É necessário que os especialistas que atuam com pacientes com HIV/AIDS identifiquem estas alterações e busquem opções de tratamento, dentre as quais se destaca o implante com polimetilmetacrilato, que é disponibilizado para tratamento da lipoatrofia facial associada ao HIV/AIDS no Sistema Único de Saúde
Keywords : HIV; Polimetil metacrilato; Procedimentos cirúrgicos ambulatórios; Síndrome de lipodistrofia associada ao HIV; Terapêutica.












