SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue5An epidemiological study of immune-mediated skin diseases affecting the oral cavitySebaceous hyperplasia: a pilot study to correlate this skin disease with circulating androgen levels author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

OLIVEIRA, Hegles Rosa de  and  ALCHORNE, Alice de Oliveira de Avelar. Fundamentos sobre o conhecimento dos aditivos químicos presentes nas luvas de borracha. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.5, pp. 911-916. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000500008.

FUNDAMENTOS: Uma das causas mais frequentes de dermatite de contato alérgica, de origem ocupacional, são os aditivos da borracha, presentes nos Equipamentos de Proteção Individual. Os aditivos das luvas natural e sintética mais alergênicos são tiurams, mercaptos e carbamatos. OBJETIVO: levantar o nível de conhecimento em relação aos aditivos químicos utilizados na fabricação das luvas de borracha sintética. MÉTODOS: Foi aplicado um questionário aberto a profissionais que trabalham com fabricação, pesquisa, prescrição e comercialização das luvas. Foi adotado o método de pesquisa qualitativa. RESULTADOS: Foram entrevistadas 30 pessoas: 4 pesquisadores na área de Medicina do Trabalho, 5 médicos do Trabalho, 2 técnicos de segurança do Trabalho, 1 médico do sindicato de trabalhadores da borracha, 1 engenheiro de Segurança do Trabalho, 1 engenheira de Produção do setor de fabricação de luvas de borracha, 4 empresários importadores de luvas, 1 empresário fabricante de luvas, 3 empresários que comercializavam Equipamentos de Proteção Individual, 3 vendedores de lojas de Equipamentos de Proteção Individual, 2 empresários de lojas que comercializavam produtos para alérgicos e 3 dermatologistas. CONCLUSÃO: O conhecimento da composição química das luvas é pequeno. A rotulagem das luvas, com a descrição da composição química, facilitaria a escolha do melhor tipo de luva para cada pessoa. Esta ação, de baixo custo para as empresas, seria um ganho, do ponto de vista da saúde pública, e teria grande repercussão nos usuários de luvas de borracha.

Keywords : Alergia e imunologia; Borracha; Dermatite alérgica de contato; Dermatite de contato; Dermatite ocupacional; Luvas protetoras.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese