SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue5Effect of low-level laser therapy on the initial stages of tissue repair: basic principlesLivedoid vasculopathy: an intringuing cutaneous disease author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

CAVALCANTI, Thiago Maciel et al. Conhecimento das propriedades físicas e da interação do laser com os tecidos biológicos na odontologia. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.5, pp. 955-960. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000500014.

A tendência da odontologia é a incorporação de métodos menos invasivos com a finalidade de minimizar a dor e o desconforto durante e após as intervenções odontológicas. Por isso, acredita-se que a laserterapia seja uma excelente opção de tratamento, já que apresenta efeitos benéficos para os tecidos irradiados, como ativação da microcirculação, produção de novos capilares, efeitos anti-inflamatórios e analgésicos, além de estímulo ao crescimento e à regeneração celular. O entendimento da interação entre os lasers e os tecidos baseia-se principalmente no entendimento das reações que podem ser induzidas nesses tecidos pela luz laser. Este trabalho se propõe a mostrar a relevância do conhecimento das propriedades físicas do laser, bem como sua interação com os tecidos biológicos, considerando que os efeitos e os mecanismos de ação da luz laser são complexos e alvos de inúmeras pesquisas com vistas a um melhor delineamento de suas formas de aplicação e indicações.

Keywords : Lasers; Odontologia; Propriedades físicas; Tecidos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese