SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue5Simultaneous occurrence of ulcerated necrobiosis lipoidica and granuloma annulare in a patient: case reportSweet's Syndrome associated with Hodgkin's disease: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

SOUZA, Vivian Fichman Monteiro de et al. Relato de três casos novos de hanseníase em menores de quinze anos no município de Itaguaí, Rio de Janeiro: evento de alerta para investigação epidemiológica. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.5, pp. 1011-1015. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000500024.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, com período de incubação médio de dois a cinco anos, causada pelo Mycobacterium leprae, o qual possui tropismo para a pele, as mucosas e os nervos periféricos. Quando manifestada em crianças abaixo de quinze anos, reflete a intensidade e longo período de exposição à grande carga bacilar. Representa, então, um importante evento de alerta que aponta para uma dificuldade no controle da doença. Os autores relatam três casos de hanseníase, em menores de quinze anos, provenientes do Município de Itaguaí, Rio de Janeiro. Discutem-se as implicações epidemiológicas da detecção de novos casos nessa faixa etária e o papel fundamental do exame de contatos e da busca do caso fonte no controle da Hanseníase.

Keywords : Criança; Epidemiologia; Hanseníase.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese