SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue6Incidence of pemphigus vulgaris exceeds that of pemphigus foliaceus in a region where pemphigus foliaceus is endemic: analysis of a 21-year historical seriesKnowledge, attitudes and practices about sun exposure and photoprotection in outpatients attending dermatology clinics at four hospitals in Lima, Peru author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

TEJADA, Caroline dos Santos et al. Impacto na qualidade de vida de pacientes dermatológicos no sul do Brasil. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.6, pp. 1113-1121. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000600008.

FUNDAMENTOS: As doenças de pele são extremamente freqüentes e os pacientes podem ter a qualidade de vida afetada. Assim é importante medi-la, bem como verificar quais os fatores que podem estar associados. OBJETIVOS: Verificar a qualidade de vida em pacientes dermatológicos e os fatores associados. MÉTODOS: Estudo tranversal com uma amostra de 548 pacientes atendidos no ambulatório de dermatologia do Sistema Único de Saúde do Hospital Universitário da Universidade Federal do Rio Grande. As informações foram coletadas em um questionário pré-codificado e referiam-se à dados sócio-demográficos, da consulta e qualidade de vida. RESULTADOS: O escore total do Dermatology Life Quality Index foi uma mediana de 7 e uma média de 7,7 (DP=5,0). As dermatoses com escore maior no Dermatology Life Quality Index foram psoríase (mediana = 15,5), vitiligo (mediana =13), dermatite atópica (mediana = 12), acne (mediana=10). Com respeito aos fatores associados à qualidade de vida, identificou-se que pacientes mais jovens, com menor renda, solteiros, com uma dermatose e com um tempo maior de evolução da doença, apresentam pior qualidade de vida. CONCLUSÃO: A avaliação do impacto na qualidade de vida em pacientes com dermatoses é importante para o manejo clínico. É essencial a detecção daqueles pacientes com maior risco de apresentar uma qualidade de vida pior, para poder abordá-los de uma forma mais integrada.

Keywords : Dermatologia; Epidemiologia; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English