SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue6Intense pulsed light in photoaging: a clinical, histopathological and immunohistochemical evaluationCombining diagnostic procedures for the management of leishmaniasis in areas with high prevalence of Leishmania guyanensis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

FRAMIL, Valéria Maria de Souza; MELHEM, Márcia S. C; SZESZS, Maria Walderez  and  ZAITZ, Clarisse. Novos aspectos na evolução clínica da pitiríase versicolor. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.6, pp. 1135-1140. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000600011.

FUNDAMENTO: A pitiríase versicolor é uma doença infecciosa causada por várias espécies de Malassezia com uma tendência a se tornar recidivante ou crônica. OBJETIVOS: Este trabalho foi conduzido na tentativa de conhecer a evolução clínica da pitiríase versicolor em relação ao número de recidivas após um tratamento adequado no período de 12 meses e correlacionar o número de recidivas com as espécies de Malassezia isoladas. MATERIAL E MÉTODOS: Cento e dois pacientes com diagnóstico clínico e laboratorial de pitiríase versicolor foram acompanhados por um período de 12 meses para observarmos o número de recidivas da doença. RESULTADOS: A pitiríase versicolor, após um tratamento adequado, apresentou três tipos de evolução clínica num período de 12 meses: pitiríase versicolor sem nenhum episódio de recidiva (32,35%); pitiríase versicolor recidivante, com um a quatro episódios de recidiva (52,94%) devidos a fatores de predisposição relacionados; e pitiríase versicolor crônica, com mais de quatro episódios de recidiva (14,70%) sem nenhuma relação com fatores de predisposição. CONCLUSÕES: A pitiríase versicolor apresentou uma evolução clínica de acordo com o número de episódios de recidiva da doença analisados durante um período de 12 meses que pode ser considerada da seguinte maneira: pitiríase versicolor com cura clínica e micológica, pitiríase versicolor recidivante e pitiríase versicolor crônica.

Keywords : Cetoconazol; Malassezia; Micoses; Terapêutica; Tinha versicolor.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese