SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue6Benign symmetrical lipomatosis and pellagra associated with alcoholismPemphigus vegetans induced by use of enalapril author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

VIEIRA, Wilson Albieri; BARBOSA, Luisa Raizer  and  MARTIN, Ligia Marcio Mario. Oxigenoterapia hiperbárica como tratamento adjuvante do pioderma gangrenoso. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.6, pp. 1193-1196. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000600022.

O pioderma gangrenoso é uma dermatose neutrofílica, rara da pele e do tecido subcutâneo, caracterizada por um processo necrosante progressivo e doloroso. A conduta no Pioderma gangrenoso requer, com frequência, o uso de drogas sistêmicas, tais como: corticoides, sulfonas e imunossupressoras, seja de maneira isolada, seja em combinação. Muitos relatos, na literatura, documentam o tratamento com êxito do Pioderma gangrenoso, com a oxigenoterapia hiperbárica. No nosso caso, uma jovem com lesões extensas e muito dolorosas, o tratamento com oxigenoterapia hiperbárica associado ao corticoide e imunossupressor promoveu cicatrização, com excelente resultado, com fechamento rápido da lesão e diminuição do desconforto.

Keywords : Dermatopatias vesiculobolhosas; Oxigenação hiperbárica; Pioderma gangrenoso.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese