SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.86 issue4  suppl.1An unusual presentation of macular amyloidosisUse of dermoscopy for diagnosis of exogenous ochronosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

CUNHA FILHO, Roberto Rheingantz da; ALMEIDA JR, Hiram Larangeira de  and  BREUNIG, Juliano de Avelar. Angioedema por acitretina e isotretinoína oral. An. Bras. Dermatol. [online]. 2011, vol.86, n.4, suppl.1, pp. 28-30. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962011000700006.

Angioedema pode ser causado por diversos fármacos como : antiinflamatórios não-esteroidais, inibidores da ECA, contrastes, antibióticos e frutos do mar, entre outras causas. Pode ser uma reação alérgica, mediada por IgE, ou não-alérgica, com apresentações clínicas semelhantes. Angioedema por isotretinoína já foi relatado, mas não por acitretina. Relatamos dois casos, uma com angioedema palpebral e um labial, por acitretina e isotretinoína, respectivamente: um paciente de 48 anos com psoríase e uma paciente de 24 anos com acne resistente à terapia convencional. Em ambos casos a afecção persistiu durante o tratamento, resolveu com a interrupção e recidivou com reexposição

Keywords : Acitretina; Angioedema; Edema; Isotretinoína.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English