SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue1HLA and skin cancerAssessment of quality of life of patients with leprosy reactional states treated in a dermatology reference center author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

SCHALKA, Sergio; NUNES, Samanta  and  GOMES NETO, Antonio. Avaliação clínica comparativa da eficácia e da segurança de formulação contendo ciclopirox a 8% na forma de esmalte terapêutico em duas diferentes posologias no tratamento de onicomicoses dos pododáctilos. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.1, pp. 19-25. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000100002.

FUNDAMENTOS: A utilização de antifúngicos tópicos na terapêutica da onicomicose é de grande valor na prática clínica, visto que há diferentes limitações ao uso das opções terapêuticas sistêmicas. OBJETIVO: Avaliar comparativamente a eficácia e a segurança de uma formulação de esmalte de ciclopirox a 8% em dois diferentes esquemas posológicos: o esquema tradicional (3/2/1) e um esquema posológico de uso semanal. MÉTODOS: Foi realizado um estudo cego, comparativo e randomizado que incluiu 41 pacientes, divididos em dois grupos, sendo o grupo I submetido ao esquema posológico de uma vez por semana e o grupo II submetido ao esquema posológico tradicional (3/2/1). Os grupos utilizaram a medicação por 180 dias. RESULTADOS: As espécies mais frequentemente encontradas nos grupos I e II foram Trichophyton rubrum (55% e 61,9%) e Trichophyton mentagrophytes (30% e 19%). Houve tendência de maior resistência ao tratamento pelo T. mentagrophytes nos dois grupos estudados, sem predileção por sexo, idade, proporção de acometimento ungueal inicial, tempo de evolução do quadro ou número de unhas acometidas por indivíduo. Ambas as modalidades apresentaram índices significativos de cura micológica, resposta clínica e sucesso terapêutico, e não houve diferença estatisticamente significante entre os grupos I e II (p > 0,05). CONCLUSÃO: O esmalte contendo ciclopirox a 8% mostrou-se igualmente eficaz na posologia de uma vez por semana quando comparada à posologia tradicional (3/2/1), permitindo um esquema posológico mais confortável.

Keywords : Administração tópica; Doenças da unha; Onicomicose; Posologia; Terapêutica.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English