SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue1Comparative clinical evaluation of efficacy and safety of a formulation containing ciclopirox 8% in the form of a therapeutic nail lacquer in two different posologies for the treatment of onychomycosis of the toesAssessment of knowledge of skin cancer prevention and its relation with sun exposure and photo protection amongst gym academy members on the south of Santa Catarina, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

COSTA, Marina Dias et al. Avaliação da qualidade de vida de pacientes em surto reacional de hanseníase tratados em centro de referência. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.1, pp. 26-35. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000100003.

FUNDAMENTOS: As incapacidades e deformidades decorrentes dos surtos reacionais de hanseníase podem acarretar inúmeros problemas aos pacientes, interferindo na qualidade de vida. OBJETIVOS: Avaliar a qualidade de vida de pacientes portadores de hanseníase em estado reacional identificados em centro de referência de Belo Horizonte, MG. MÉTODOS: Trata-se de um estudo epidemiológico transversal, descritivo e analítico, envolvendo 120 pacientes em tratamento de surto reacional de hanseníase, no período de dezembro de 2007 a março de 2008, realizado no ambulatório de dermatologia do Hospital Eduardo de Menezes da Fhemig. Foram utilizados dois instrumentos referentes às variáveis sociodemográficas, econômicas e clínicas e o instrumento genérico WHOQOL-bref da OMS. Os dados foram tabulados no SPSS e analisados por meio do escore médio com aplicação de testes estatísticos (p < 0,05). RESULTADOS: Constatou-se que a mediana da idade dos pacientes estudados foi de 48 anos, sendo a maioria deles do sexo masculino, casada, de cidades circunvizinhas a BH, com primeiro grau incompleto, aposentada ou gozando de licença saúde e com renda familiar de um a dois salários mínimos vigentes. A maioria deles relatou que a doença interferiu muito nas atividades profissionais e de lazer. Na avaliação da QV, o índice mais baixo foi observado no domínio físico e os mais altos foram observados nos domínios psicológico e das relações sociais. A consistência interna do WHOQOL-bref foi aceitável para as facetas e domínios. CONCLUSÕES: A hanseníase causa sofrimento que ultrapassa a dor e o mal-estar estritamente vinculados ao prejuízo físico, com grande impacto social e psicológico.

Keywords : Hanseníase; Hanseníase dimorfa; Hanseníase virchowiana; Perfil de impacto da doença; Qualidade de vida.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English