SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue1Assessment of quality of life of patients with leprosy reactional states treated in a dermatology reference centerThe vegetal biomembrane in the healing of chronic venous ulcers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

FABRIS, Mariana Rocha et al. Avaliação do conhecimento quanto à prevenção do câncer de pele e sua relação com os hábitos da exposição solar e fotoproteção em praticantes de academia de ginástica do sul de Santa Catarina, Brasil. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.1, pp. 36-43. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000100004.

FUNDAMENTOS: O câncer da pele é a neoplasia de maior incidência em várias partes do mundo e também no Brasil. Há evidências de aumento da morbidade e mortalidade por câncer da pele. Embora a incidência do câncer da pele esteja aumentando, há estimativas de que em todo o mundo 45% dos cânceres passíveis de prevenção sejam cutâneos. Diversos estudos têm enfatizado a necessidade de campanhas de incentivo à fotoproteção. OBJETIVO: Avaliar o conhecimento quanto à prevenção do câncer da pele e relacioná-lo com os hábitos da exposição solar e fotoproteção em praticantes de academias de ginástica. MÉTODOS: Foi realizado um estudo transversal, descritivo e quantitativo durante o ano de 2009, incluindo praticantes de academias de ginástica em Criciúma, SC, por meio de um questionário autoaplicável. A análise estatística foi realizada de forma descritiva das frequências absolutas e relativas das variáveis em estudo. RESULTADOS: Dos 317 entrevistados, 62% eram do sexo feminino. Prevaleceram os fototipos III e II, e a média de idade foi de 27,6 anos. 94,3% dos entrevistados referiram já ter ouvido falar sobre os riscos da exposição solar, sendo o câncer da pele o mais citado (80,8%). A maior parte das pessoas confirmou o uso de alguma medida de fotoproteção, sendo a maioria delas mulheres. CONCLUSÃO: A população estudada, assim como em outras regiões do Brasil e do mundo, tem noção dos riscos da exposição solar excessiva e das medidas preventivas para o câncer da pele, porém ainda não inseriu em seus hábitos as medidas de fotoproteção de forma adequada.

Keywords : Luz solar; Neoplasias cutâneas; Pele; Protetores de raios solares; Radiação solar; Raios ultravioleta.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English