SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 número1Associação de acantose nigricante e acrocórdons à resistência insulínicaAvaliação do preenchimento de solicitações de biópsias da pele índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais Brasileiros de Dermatologia

versão impressa ISSN 0365-0596

Resumo

VIEIRA, Renata Aparecida Martinez Antunes Ribeiro; MINICUCCI, Eliana Maria; MARQUES, Mariangela Esther Alencar  e  MARQUES, Silvio Alencar. Queilite actínica e carcinoma espinocelular do lábio: aspectos clínicos, histopatológicos e imunogenéticos. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.1, pp.105-114. ISSN 0365-0596.  https://doi.org/10.1590/S0365-05962012000100013.

Queilite actínica é a principal lesão pré-neoplásica do lábio. O carcinoma espinocelular do lábio é incluído nas estatísticas brasileiras junto com os cânceres de boca e, em conjunto, somam 40% dos cânceres de cabeça e pescoço. Há certo desconhecimento médico e odontológico em geral quanto aos fatores relacionados à carcinogênese e à progressão de tumores de boca. Genes de supressão tumoral e proteínas regulatórias de proliferação celular exercem papel na evolução da queilite actínica para carcinoma espinocelular e no comportamento biológico deste. O conhecimento de marcadores de diagnóstico e prognóstico e sua investigação têm utilidade no acompanhamento de tais pacientes.

Palavras-chave : Carcinoma de células escamosas; Ciclina D1; Proteína supressora de tumor p53; Proteínas inibidoras de quinase dependente de ciclina; Proteínas Proto-oncogênicas c-bcl-2; Queilite.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons