SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue2Epidemiology of basal cell carcinomas and squamous cell carcinomas in a Department of Dermatology: a 5 year reviewMohs micrographic surgery: a study of 83 cases author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

TIUSSI, Ricardo Montibeler; CAUS, Antonio Luiz de Oliveira; DINIZ, Lucia Martins  and  LUCAS, Elton Almeida. Sarcoma de Kaposi: achados clínico-patológicos nos pacientes atendidos no Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes - Vitória - Espírito Santo - Brazil. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.2, pp. 220-227. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000200005.

FUNDAMENTOS: O Sarcoma de Kaposi é neoplasia de origem endotelial, dividida em quatro formas clínicas: clássica (homens idosos de origem judaica e mediterrânea), epidêmica (associada ao HIV), endêmica (negros africanos) e iatrogênica (relacionada à imunossupressão). A infecção pelo herpes vírus humano tipo 8 (HHV-8) é necessária, mas insuficiente para que todas as formas possam ocorrer. OBJETIVOS: Avaliar os aspectos epidemiológicos, clínicos e características histopatológicas das lesões dos pacientes com Sarcoma de Kaposi consultados no Serviço de Dermatologia do Hospital Universitário Cassiano Antônio Moraes - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória - ES. MÉTODOS: Estudo retrospectivo, descritivo, realizado pela análise dos prontuários dos pacientes diagnosticados com Sarcoma de Kaposi, durante janeiro de 1986 a dezembro de 2009, no Serviço de Dermatologia. RESULTADOS: Dos 15 pacientes estudados, houve maioria do sexo masculino (93,3%) e predomínio da raça branca (60%). A forma epidêmica foi a mais freqüente (80%), seguida pela clássica (20%). Não foram observadas as formas: endêmica e iatrogênica. A revisão das lâminas das biópsias cutâneas foi feita nos 15 casos, e demonstrou derme com proliferação de células fusiformes, extravasamento de hemácias e fendas vasculares em torno de vasos maiores, com aspecto clássico de "vasos em torno de vasos". CONCLUSÕES: O número de casos de Sarcoma de Kaposi foi linear ao longo do estudo, especialmente da forma epidêmica. Por outro lado, a incidência e a prevalência da AIDS no Espírito Santo foram crescentes. Portanto, considerando-se a relação entre o sarcoma de Kaposi e a AIDS houve decréscimo do primeiro, mais acentuado após a era HAART.

Keywords : Antígenos HIV; Epidemiologia; Herpesvirus humano 8; Sarcoma de Kaposi; Sorodiagnóstico da AIDS.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English