SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue2Mohs micrographic surgery: a study of 83 casesRepair of cutaneous wounds with the use of low cost surgical glue author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

MARQUES, Silvio Alencar et al. Paracoccidioidomicose de localização genital externa: relato de seis novos casos e revisão da literatura. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.2, pp. 235-240. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000200007.

FUNDAMENTOS: Paracoccidioidomicose é micose sistêmica de interesse dermatológico pela freqüência de lesões tegumentares. Sua localização em genitália externa é extremamente rara e pouco descrita. OBJETIVOS: estudar a prevalência de lesões de paracoccidioidomicose de localização genital, identificar suas características clínicas e compará-las com a literatura específica. MÉTODOS: estudo descritivo, transversal, de série de casos, com inclusão de casos com lesões específicas de paracoccidioidomicose de localização genital externa, estudo das características demográficas e clínicas dos casos, confrontados com dados de revisão da literatura nas bases LILACS, SciELO e MEDLINE. RESULTADOS: foram revisados de 483 pacientes de paracoccidioidomicose diagnosticados no período de 42 anos. Seis (1,2%) pacientes apresentavam lesão específica de genitália externa. Cinco eram do sexo masculino com idade média de 47,2 anos e todos com a forma crônica multifocal da doença, O único caso do sexo feminino, de 15 anos de idade, apresentava a forma subaguda, tipo juvenil. CONCLUSÕES: o comprometimento do trato geniturinário na paracoccidioidomicose é raro e mais ainda quando se considera apenas as localizações de genitália externa. Como na paracoccidioidomicose clássica, o sexo masculino e a forma crônica da doença predominaram na amostragem estudada.

Keywords : Dermatologia; Genitália; Membrana mucosa; Paracoccidioidomicose.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English