SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue2Study of the frequency of allergens in cosmetics components in patients with suspected allergic contact dermatitisPyodermitis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

BRANDAO, Marilda Helena Toledo  and  GONTIJO, Bernardo. Alergia de contato aos metais (cromo, cobalto e níquel) na infância. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.2, pp. 269-276. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000200012.

Os metais, especialmente o níquel, são os sensibilizantes de contato mais comuns em crianças. Dados recentes revelam aumento na incidência da alergia deste em países industrializados. A sensibilização pode ocorrer em qualquer idade, mesmo em recém-nascidos. Bijuterias, especialmente brincos nas orelhas, são ligadas ao aumento da sensibilização ao níquel. A sensibilização ao cobalto geralmente ocorre pelo uso de bijuterias. A fonte mais comum de sensibilização ao cromo é o couro. Devido à ausência de terapia específica, o principal tratamento consiste em identificar e evitar os alérgenos responsáveis. Este artigo pretende apresentar uma visão atualizada sobre os aspectos epidemiológicos e clínicos da alergia de contato aos metais, focando estratégias de prevenção e fatores de risco, além de alertar sobre as possíveis e novas fontes de contato.

Keywords : Cobalto; Criança; Cromo; Dermatite alérgica de contato; Dermatite de contato; Níquel.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English