SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue2Concurrent primary and secondary myiasis on basal cell carcinomaMultiple cavitary pulmonary nodules in association with pyoderma gangrenosum: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

MONTEIRO, Rodrigo et al. Fenômeno de Lúcio: mais um caso relatado no Brazil. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.2, pp. 296-300. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000200017.

Define-se o fenômeno de Lúcio como uma variante da reação hansênica do tipo 2. Evento raro, que ocorre na evolução da hanseníase de Lúcio e de outras formas de hanseníase virchowiana. Tem na sua fisiopatologia uma proliferação exacerbada dos bacilos de Hansen, que invadem a parede dos vasos sanguíneos e agridem as células endoteliais, causando proliferação endotelial e diminuição do lúmen vascular, fato este, que associado a reações inflamatórias e a alterações no sistema da coagulação, causa trombose vascular, isquemia, infarto e necrose tecidual, gerando as alterações histopatológicas características do fenômeno. Relatamos um caso de hanseníase virchowiana, com tratamento irregular, que desenvolveu o fenômeno de Lúcio. Recebeu tratamento com poliquimioterapia, antibióticos, corticosteróide e talidomida, evoluindo com desfecho clínico favorável.

Keywords : Coagulação sanguínea; Eritema nodoso; Hanseníase Virchowiana; Quimioterapia; Terapêutica; Transtornos da coagulação sanguínea; Trombose.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English