SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 número2Doença de Fox-Fordyce: resposta ao adapaleno 0,1%Ceratoacantoma de involução espontânea, documentação iconográfica e semelhança com vulcões da natureza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Anais Brasileiros de Dermatologia

versão impressa ISSN 0365-0596

Resumo

DORTAS JUNIOR, Sergio Duarte et al. Prevalência de autoanticorpos em uma população com angioedema hereditário. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.2, pp. 332-334. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000200030.

O Angioedema Hereditário é uma doença autossômica dominante. A pesquisa de rotina para autoanticorpos não é recomendada para pacientes com Angioedema Hereditário; entretanto, a prevalência desses anticorpos em pacientes com Angioedema Hereditário não está bem documentada. Objetivamos determinar a prevalência de autoanticorpos para identificar indivíduos sob risco de desenvolver doenças autoimunes. Quinze pacientes com Angioedema Hereditário atendidos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho aceitaram participar do estudo. A prevalência de autoanticorpos foi de 40%. Nossos dados indicam alta prevalência de autoanticorpos em pacientes com Angioedema Hereditário. Estudos de maior escala deveriam ser considerados para determinar a significância desses autoanticorpos no acompanhamento clínico de pacientes com Angioedema Hereditário.

Palavras-chave : Angioedemas hereditários; Angioedema hereditário tipos I e II; Angioedema hereditário tipo III; Auto-anticorpos; Prevalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês