SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 número2Doença de Fox-Fordyce: resposta ao adapaleno 0,1%Ceratoacantoma de involução espontânea, documentação iconográfica e semelhança com vulcões da natureza índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais Brasileiros de Dermatologia

versão impressa ISSN 0365-0596

Resumo

DORTAS JUNIOR, Sergio Duarte et al. Prevalência de autoanticorpos em uma população com angioedema hereditário. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.2, pp.332-334. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000200030.

O Angioedema Hereditário é uma doença autossômica dominante. A pesquisa de rotina para autoanticorpos não é recomendada para pacientes com Angioedema Hereditário; entretanto, a prevalência desses anticorpos em pacientes com Angioedema Hereditário não está bem documentada. Objetivamos determinar a prevalência de autoanticorpos para identificar indivíduos sob risco de desenvolver doenças autoimunes. Quinze pacientes com Angioedema Hereditário atendidos no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho aceitaram participar do estudo. A prevalência de autoanticorpos foi de 40%. Nossos dados indicam alta prevalência de autoanticorpos em pacientes com Angioedema Hereditário. Estudos de maior escala deveriam ser considerados para determinar a significância desses autoanticorpos no acompanhamento clínico de pacientes com Angioedema Hereditário.

Palavras-chave : Angioedemas hereditários; Angioedema hereditário tipos I e II; Angioedema hereditário tipo III; Auto-anticorpos; Prevalência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf epdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons