SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue3Prevalence of depression and anxiety disorders in hospitalized patients at the dermatology clinical ward of a university hospitalHair loss perception and symptoms of depression in female outpatients attending a general dermatology clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

BOTTENE, Iza Maria Corrêa  and  REIS, Vitor Manoel Silva dos. Qualidade de vida em pacientes com hanseníase paucibacilar. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.3, pp. 408-411. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000300009.

FUNDAMENTOS: A hanseníase, doença infecciosa causada pelo Mycobacterium leprae, pode acometer a pele e o sistema nervoso periférico e de acordo com o grau de acometimento, levar a graves deformidades. É classificada em dois grandes grupos: paucibacilar (até cinco lesões) e multibacilar (mais de cinco lesões). As deformidades que podem ocorrer durante a evolução da doença levam ao comprometimento da qualidade de vida. OBJETIVO: Avaliar a qualidade de vida nos pacientes com hanseníase, do grupo paucibacilar, diagnosticados e tratados precocemente e em tratamento ambulatorial. MÉTODOS:Aplicação dos questionários Dermatology Life Quality Index e Short Form-36 a 49 doentes em tratamento no Ambulatório do Grupo Multidisciplinar de Hanseníase do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. RESULTADOS: A maioria (63%) dos 49 doentes, não apresentou comprometimento da qualidade de vida, na aplicação do questionário Dermatology Life Quality Index. Quanto ao questionário genérico Short Form-36, os escores alcançados demonstraram pouco comprometimento da qualidade de vida. CONCLUSÃO: O grupo de pacientes estudados com hanseníase paucibacilar mostrou pouco comprometimento da qualidade de vida levando-se em consideração os resultados obtidos nos dois questionários aplicados. Isto nos leva a concluir que quanto mais precoce é o diagnóstico e o tratamento, menor é o acometimento da qualidade de vida.

Keywords : dermatologia; hanseníase; qualidade de vida; questionários.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English