SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue6HLA-B27 frequency in a group of patients with psoriatic arthritisAntimicrobial resistance profile of Staphylococcus aureus isolates obtained from skin and soft tissue infections of outpatients from a university hospital in Recife -PE, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

DOMINGOS, Patrícia Luciana Batista; VIANA, Agostinho Gonçalves; FRAGA, Carlos Alberto de Carvalho  and  BONAN, Paulo Rogério Ferreti. Linfócitos T OX40+ e IFN-γ estão associados com a patogênese da leishmaniose tegumentar americana. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.6, pp. 851-855. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000600005.

FUNDAMENTOS: As leishmanioses são zoonoses consideradas um problema de saúde pública, representando um grupo de doenças complexas, com uma diversidade de amplo espectro clínico e epidemiológico. A leishmaniose é uma doença causada por várias espécies de protozoários do gênero Leishmania spp. A evolução da patologia e a resolução da leishmaniose são dependentes principalmente da espécie de Leishmania envolvida; embora o perfil das citocinas tenha um importante papel no desenvolvimento da resposta imune. OBJETIVOS: Proporcionar mais conhecimentos sobre os eventos inflamatórios na leishmaniose tegumentar através da avaliação da imunoexpressão de OX40, CD20, IFN-γ e IL-4. MÉTODOS: Foram coletadas amostras de tecido de 41 pacientes, com idade variando entre 6 a 90 anos, com úlceras indolentes na pele confirmados através de exames de diagnóstico como leishmaniose tegumentar. As lesões foram submetidas a imunomarcação das proteínas OX40, CD20, IFN-γ e IL-4. RESULTADOS: Observamos uma maior expressão de IFN-γ em comparação com IL-4, com diferenças estatisticamente significativa (p = 0,009). Além disso, OX40 tinha maior expressão quando comparada com IL-4 (p <0,001). CONCLUSÃO: O presente estudo indica que a resposta imune nas lesões de LTA está associada a um processo de cura, que pode ser explicado pela maior expressão de IFN-γ quando comparadas com os níveis de IL-4.

Keywords : Citocinas; Imunoistoquímica; Leishmaniose; Leishmaniose cutânea.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English