SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.87 issue6Use of cyanoacrylate in the coaptation of edges of surgical woundsClinical and histological challenge in the differential diagnosis of diffuse alopecia: female androgenetic alopecia, telogen effluvium and alopecia areata - part II author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Anais Brasileiros de Dermatologia

Print version ISSN 0365-0596

Abstract

FRAGA, Naiara Abreu de Azevedo et al. Psoríase e uveíte: uma revisão da literatura. An. Bras. Dermatol. [online]. 2012, vol.87, n.6, pp. 877-883. ISSN 0365-0596.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962012000600009.

Psoríase é uma doença sistêmica, crônica, imunologicamente mediada, com importante influência genética e ambiental, que afeta 1 à 3% da população mundial. Nos últimos anos, a relação da psoríase com diferentes comorbidades, em especial a síndrome metabólica, tornou-se extremamente relevante. A uveíte é caracterizada por um processo de inflamação intra-ocular resultante de várias causas. Considerando a psoríase e a uveíte como doenças imunologicamente mediadas, o presente trabalho visa avaliar a possível associação da psoríase e/ou artrite psoriática com a uveíte e seus subtipos. Poucos são os estudos que avaliam a associação de uveíte e psoríase sem comprometimento articular. Parece que a psoríase sem artropatia não seria um fator de risco para desenvolvimento de uveíte. A uveíte tende a desenvolver mais frequentemente em pacientes com artropatia ou psoríase pustulosa que em outras formas de psoríase. Avaliação oftalmológica deve ser feita periodicamente em pacientes com psoríase, proporcionando ao paciente um diagnóstico precoce da oftalmopatia e a instituição de tratamento adequado com anti-inflamatórios não hormonais ou drogas imunomoduladoras, no intuito de evitar a perda da visão nos pacientes com psoríase e uveíte.

Keywords : Artrite psoriásica; Psoríase; Uveíte.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English