SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.88 número6  suppl.1Poroqueratose de Mibelli - revisão da literatura e relato de um casoPsoríase pustulosa da gestação (Impetigo herpetiforme) - relato de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Anais Brasileiros de Dermatologia

versão On-line ISSN 1806-4841

Resumo

SILVA, Pâmela Craveiro Gomes da et al. Prototecose cutânea - relato de caso. An. Bras. Dermatol. [online]. 2013, vol.88, n.6, suppl.1, pp.183-185. ISSN 1806-4841.  https://doi.org/10.1590/abd1806-4841.20132232.

A prototecose cutânea é uma infecção rara causada por algas aclorofílicas do gênero Prototheca. Geralmente as lesões ocorrem em áreas expostas, relacionadas à trauma, em indivíduos imunocomprometidos. A apresentação clínica mais comum é uma lesão vesico-bolhosa e ulcerativa com pústulas e crostas, simulando piodermites, infecções fúngicas, infecções herpéticas ou eczemas. O diagnóstico é realizado pela identificação do agente através do exame histopatológico, da cultura e do teste de assimilação dos carboidratos. O achado de esférulas com aspecto de mórula são características da Prototheca sp. A raridade da doença e o aspecto clínico inespecífico dificultam o diagnóstico da doença. Relatamos um caso em paciente diabética, em uso crônico de corticoide sistêmico, que desenvolveu lesão cutânea após trauma na perna direita.

Palavras-chave : Alga marinha; Dermatopatias parasitárias; Infecções oportunistas; Proliferação nociva de algas; Tolerância imunológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )