SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número300Thin films of Lead Lanthanum Titanate - PLT: the influence of pH índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Cerâmica

versión impresa ISSN 0366-6913

Resumen

PILEGGI, R. G.; STUDART, A. R.; PAGLIOSA NETO, C.  y  PANDOLFELLI, V. C.. Caracterização reológica de concretos refratários bombeáveis. Cerâmica [online]. 2000, vol.46, n.300, pp. 176-180. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132000000400002.

A evolução tecnológica dos concretos refratários tem propiciado materiais que aliam elevado desempenho a comportamentos reológicos distintos, permitindo que sejam moldados conforme as diferentes técnicas de aplicação existentes. Atualmente, são comuns os concretos para bombeamento, para projeção, os auto-escoantes, além dos tradicionais vibráveis. Entretanto, apesar do acentuado grau de evolução tecnológica alcançado por estes materiais, sua caracterização reológica tem sido usualmente restrita ao tradicional e limitado ensaio de fluidez, incapaz de adequadamente distinguir as características dos concretos de diferentes classes. Neste trabalho será apresentada a caracterização reológica de um concreto refratário bombeável, auto-escoante, com baixo teor de cimento, realizada em um reômetro especialmente desenvolvido para estas avaliações. Foram verificadas influências de fatores como o teor de água e a hidratação do cimento na reologia do concreto, tanto em função do tempo como sob aplicação de altas taxas de cisalhamento (simulação do bombeamento). Os resultados obtidos atestam a acentuada eficiência do reômetro como ferramenta para projeto da composição e detecção dos diversos fenômenos que ocorrem nos concretos.

Palabras llave : concreto bombeável; reômetro; reologia; refratário; cimento.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués