SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número320Análise mineralógica de argilas sedimentares brasileiras usadas em cerâmica vermelhaMoagem de pós de carbeto de silício em moinho planetário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913

Resumo

VARELA, M. L. et al. Otimização de uma metodologia para análise mineralógica racional de argilominerais. Cerâmica [online]. 2005, vol.51, n.320, pp. 388-392. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132005000400013.

O método proposto para análise mineralógica racional de argilominerais faz uso dos resultados fornecidos pelas análises por difração de raios X (DRX) e fluorescência de raios X (FRX), além de introduzir uma correção no teor de quartzo presente na amostra por meio da curva de quartzo livre levantada para cada tipo de argila analisada. Tais dados servem para montar os sistemas de equações lineares onde cada linha representa um elemento presente em uma das fases detectadas por DRX e cada coluna a fase propriamente dita. A solução desse sistema linear dá-se por meio da sub-rotina A.X = B, que fornece como resposta a provável constituição mineralógica, em percentual, dos constituintes da matéria-prima em questão. A junção dessas duas técnicas, análise química e análise racional, possibilita um estudo mais detalhado da matéria-prima a ser usada na produção de massa cerâmica.

Palavras-chave : análise racional; argila; argilominerais; quartzo livre.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português