SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número322Estudo por microscopia eletrônica das transformações durante a queima de argilas altamente aluminosas brasileiras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913

Resumo

MENEZES, R. R.; CAMPOS, L. F.; NEVES, G. de A.  e  FERREIRA, H. C.. Aspectos fundamentais da expansão por umidade: revisão parte II: cinética de expansão e sua determinação. Cerâmica [online]. 2006, vol.52, n.322, pp. 114-124. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132006000200002.

A expansão por umidade (EPU) vem sendo estudada desde o século passado, no entanto, grande parte do conhecimento gerado encontra-se muito disperso na literatura mundial. Assim, esse trabalho objetiva dá continuidade ao estudo de revisão dos aspectos fundamentais da expansão por umidade, com a exposição dos resultados mais relevantes a cerca da cinética do fenômeno e das particularidades de sua determinação. O texto aborda características do processo de expansão, com o detalhamento da evolução das modelagens mais utilizadas para descrever a cinética do fenômeno de EPU, bem como, apresenta uma sistemática para determinação da energia de ativação da EPU. Além disso, faz-se a descrição das metodologias de determinação da EPU dos materiais cerâmicos, evidenciando suas características, peculiaridades e pontos controversos.

Palavras-chave : expansão por umidade; materiais cerâmicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português