SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número322Sol de sílica como agente ligante em suspensões cerâmicasOtimização da suspensão para obtenção de cerâmicas porosas via "gelcasting" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913

Resumo

ROSA, D. S.; SALVINI, V. R.  e  PANDOLFELLI, V. C.. Processamento e avaliação das propriedades de tubos cerâmicos porosos para microfiltração de emulsões. Cerâmica [online]. 2006, vol.52, n.322, pp. 167-171. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132006000200008.

Cerâmicas porosas têm sido utilizadas em diversas aplicações tecnológicas como coletores de partículas sólidas, isolantes térmicos e acústicos. As áreas de biotecnologia e biomedicina utilizam cerâmicas porosas como reatores em processos de fermentação e em implantes, respectivamente. Adicionalmente, estes materiais apresentam grande aplicação na área de microfiltração de líquidos e emulsões, como a purificação de combustíveis através da separação da água e óleo, e na separação das proteínas do leite. O objetivo deste trabalho é o de produzir tubos de cerâmicas porosas para microfiltração de combustíveis. A primeira etapa compreendeu a produção de tubos cerâmicos porosos por colagem de suspensões e avaliação de suas propriedades físicas, fluidodinâmicas e mecânicas finais. Já a segunda etapa consistiu na análise do desempenho destes tubos durante a microfiltração de combustíveis. As propriedades finais das cerâmicas porosas foram avaliadas em função das variações na composição da suspensão e nas condições de queima. Após queima, os tubos cerâmicos apresentaram porosidade na faixa de 48 a 65%, distribuição estreita de diâmetro de poros menores que 1 µm, e constantes de permeabilidade Darciana (k1) e não Darciana (k2) da ordem de 10-15 m2 e 10-11 m, respectivamente. Essas propriedades são similares aos tubos comerciais importados e, portanto, essas cerâmicas porosas desenvolvidas têm um grande potencial de aplicação em processos de microfiltração.

Palavras-chave : alumina porosa; processamento cerâmico; microfiltração.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português