SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue323Synthesis of ZnAl2O4: Yb:Er by combustion reactionCorrosion resistance of metal powders in high-carbon containing castables author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

SANTOS, V. A. A. dos; VALENZUELA, F. A. O.; GALLO, J. B.  and  PANDOLFELLI, V. C.. Fundamentos e testes preliminares de resistência a erosão em concretos refratários. Cerâmica [online]. 2006, vol.52, n.323, pp. 128-135. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132006000300004.

O desgaste de revestimentos refratários é um dos principais problemas em processos industriais onde as linhas de transferência estão sujeitas à alta velocidade de fluidos contendo partículas sólidas. Os trabalhos encontrados na literatura sobre desgaste erosivo em materiais refratários são raros. Como conseqüência, o desenvolvimento de materiais mais resistentes à erosão tem sido lento e, em geral, por meios empíricos. Este trabalho teve como objetivos apresentar uma revisão sobre a importância da erosão nas aplicações industriais e averiguar a resistência ao desgaste de concretos refratários em unidades de fabricação de alumínio e em petroquímicas. As variáveis avaliadas foram: o ângulo de impacto, a pressão da linha, a granulometria e a dureza do agente erosivo, e a temperatura do tratamento térmico a que o material foi submetido. Verificou-se que o histórico do tratamento térmico pode levar a comportamentos distintos quanto ao desgaste erosivo, devido a mudanças nas características dos aditivos ligantes usados em cada material. Constatou-se que o maior desgaste ocorre com um ângulo de impacto de 90º entre o jato erosivo e o material, decrescendo gradativamente até o ângulo de 30º. Verificou-se também que maiores valores de velocidade, dureza e raio da partícula resultam em maior erosão.

Keywords : concreto refratário; erosão por impacto; desgaste.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese