SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue323Erosion resistance of refractory castablesDiffusion of gadolinium in the UO2 nuclear fuel author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

DOMICIANO, V. G.; GARCIA, J. R.  and  PANDOLFELLI, V. C.. Resistência à corrosão de pós metálicos em concretos refratários contendo elevado teor de carbono. Cerâmica [online]. 2006, vol.52, n.323, pp. 136-142. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132006000300005.

Os benefícios proporcionados pela adição de carbono em concretos refratários têm ampliado a utilização destes materiais em aplicações siderúrgicas. Contudo, um dos problemas que ainda limita o emprego de concretos refratários contendo elevado teor de carbono é a corrosão de pós metálicos comumente empregados para conter a oxidação do carbono a altas temperaturas. Estudos preliminares mostraram que a corrosão das partículas metálicas é diretamente afetada pelas condições alcalinas promovidas pela presença de cimento. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da temperatura e a influência de diferentes agentes ligantes sobre a resistência à corrosão de pós metálicos (Al e Si) em água e em concretos refratários contendo elevado teor de carbono. Para isso, foi empregada uma técnica capaz de detectar a liberação de gás H2 como produto da reação de corrosão dos metais. Os resultados obtidos revelaram a possibilidade de aplicação dos pós metálicos em concreto refratário através da escolha de um ligante apropriado.

Keywords : concreto refratário; carbono; antioxidantes; corrosão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese