SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue323Development of SnO2-based varistors for high voltage applicationLow temperature synthesis and sintering of Ba1-xCa xTiO3 nanometric powders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

PORTELLA, K. F.; JOUKOSKI, A.; FRANCK, R.  and  DERKSEN, R.. Reciclagem secundária de rejeitos de porcelanas elétricas em estruturas de concreto: determinação do desempenho sob envelhecimento acelerado. Cerâmica [online]. 2006, vol.52, n.323, pp. 155-167. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132006000300008.

O uso de entulhos, entre outros rejeitos industriais e domésticos, pela construção civil vem sendo prática comum em diversos países desenvolvidos, em razão tanto do aumento da quantidade de rejeitos e conseqüente esgotamento de espaços apropriados para seu destino final, quanto da constante e cada vez mais rigorosa fiscalização e punição pelos organismos ambientais competentes. Antecipando maneiras para solução desses problemas, propôs-se o estudo da reciclagem e imobilização de rejeitos de porcelanas elétricas em concreto, em substituição parcial aos agregados graúdos e miúdos naturais. A vantagem não foi total por causa do indício de reações expansivas que poderiam prejudicar determinadas aplicações. Assim, foi proposto o estudo das condições ideais de dosagem para mitigar os efeitos de tais reações pela presença de contaminantes destes rejeitos. Os resultados demonstraram a efetiva promoção de reações do tipo álcali-agregado, e que o uso de cimentos especiais poderá diminuir o efeito prejudicial dos subprodutos formados.

Keywords : reciclagem secundária; rejeitos de porcelana elétrica; concreto; reações expansivas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese