SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue323Effect of zirconia on sintering SiC with additions of Al2O3 and Y2O3Characterization and use of retorted shale for adsorption of lead (II) in solution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

OLIVEIRA, I. R.; GARCIA, J. R.  and  PANDOLFELLI, V. C.. Influência de aditivos dispersantes e acelerador na hidratação de cimento e cimento-matriz. Cerâmica [online]. 2006, vol.52, n.323, pp. 184-193. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132006000300012.

A aplicação de concretos refratários, principalmente na siderurgia, é um processo em constante evolução, que apresenta uma forte dependência dos avanços dos conhecimentos sobre os ligantes hidráulicos. Isso se deve a influência exercida por estes ligantes nas propriedades reológicas e desenvolvimento de resistência mecânica de concretos. O processo de hidratação dos ligantes é sensivelmente influenciado pela presença de aditivos, afetando o tempo requerido para efetuar a desmoldagem do corpo conformado. Além disso, a adição de alumina ao cimento também influencia o seu comportamento de hidratação, bem como a extensão do período de indução, a composição das fases e dos produtos de hidratação. Assim, neste trabalho foi estudada a influência da presença de aditivos dispersantes e/ou acelerador no processo de hidratação de cimento e cimento-matriz. Independente do sistema, os aditivos dispersantes atuaram como retardadores do processo de hidratação, principalmente para o caso do ácido cítrico e citrato de diamônio. Tais aditivos apresentaram-se também como os mais eficientes para a combinação com o acelerador Li2CO3, resultando em um tempo de pega intermediário. Isto mostra ser possível controlar a trabalhabilidade reduzindo o tempo para a desmoldagem.

Keywords : hidratação; aluminato de cálcio; dispersantes; matriz; acelerador.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese