SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue323Influence of the Al /clay ratio on the pillaring process of smectiteEffect of the addition of sludge from water treatment plants on the properties of structural ceramic material author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

MUCCILLO, E. N. S.; BUISSA NETO, R. C.; TADOKORO, S. K.  and  MUCCILLO, R.. Preparação, sinterização e espectroscopia de impedância da zircônia parcialmente estabilizada com cálcia. Cerâmica [online]. 2006, vol.52, n.323, pp. 207-214. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132006000300015.

Cerâmicas de zircônia parcialmente estabilizada com cálcia foram preparadas com pós nanométricos obtidos pela técnica da co-precipitação. A sinterização dos compactos foi feita a 1500 ºC com tempos de patamar de 3 min e 2 h para o estudo do efeito produzido por diferentes fases na resistividade elétrica da cerâmica sinterizada. O estudo da decomposição térmica do gel mostrou que a formação do óxido ocorre a temperaturas relativamente baixas. A área de superfície específica é elevada quando comparada com valores dos materiais comerciais. A densificação de compactos preparados com pós nanométricos inicia a temperaturas inferiores a 1000 ºC, mas a cinética de sinterização é dependente da fase formada durante o aquecimento. Os compactos sinterizados apresentam fases distintas dependendo do tempo de sinterização à mesma temperatura. A contribuição relativa das fases formadas na zircônia parcialmente estabilizada para a resistividade elétrica das cerâmicas sinterizados pode ser diferenciada por meio de medidas de espectroscopia de impedância.

Keywords : espectroscopia de impedância; zircônia; síntese de pós, sinterização.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese