SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número325Sinterização de cerâmicas em microondas. Parte I: aspectos fundamentaisCinética de hidratação de ligantes à base de alumina hidratável ou aluminato de cálcio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913

Resumo

MIYAJI, D. Y. et al. Permeabilidade a quente de refratários para revestimento de cubas eletrolíticas. Cerâmica [online]. 2007, vol.53, n.325, pp. 11-19. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132007000100003.

Na indústria do alumínio primário, um dos principais responsáveis pela deterioração do revestimento refratário nas cubas de redução eletrolítica é o ataque por banho criolítico com alta concentração de NaF, que penetra e reage com o refratário podendo, em condições extremas, causar a parada prematura de operação da cuba e grandes prejuízos econômicos. Baseando-se nos mais recentes estudos de caracterização de refratários para cubas, uma boa correlação tem sido encontrada entre a resistência à corrosão e a permeabilidade, a qual é calculada pela equação de Forchheimer para a obtenção das constantes k1 Darciana (efeito viscoso) e k2 não Darciana (efeito inercial). Entretanto, na maioria das situações, as medidas da permeabilidade têm sido efetuadas à temperatura ambiente, embora o refratário em uso esteja a superior temperatura. Este trabalho visa avaliar como esta permeabilidade se altera em temperaturas de até 700 ºC buscando, assim, uma melhor correlação dos resultados com as condições reais de operação. Pretende-se também, investigar essa propriedade em refratários empregados no revestimento de cadinhos para o transporte de alumínio líquido, com o intuito de verificar a aplicabilidade da permeametria como uma ferramenta de caracterização desses materiais cujo interesse de aplicação e desenvolvimento tem sido cada vez maior.

Palavras-chave : refratário; alumínio; permeabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português