SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número325Permeabilidade a quente de refratários para revestimento de cubas eletrolíticasColagem de barbotina de aluminas submicrométricas comerciais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913

Resumo

OLIVEIRA, I. R.; GARCIA, J. R.  e  PANDOLFELLI, V. C.. Cinética de hidratação de ligantes à base de alumina hidratável ou aluminato de cálcio. Cerâmica [online]. 2007, vol.53, n.325, pp. 20-28. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132007000100004.

O estado de dispersão da matriz de um concreto refratário apresenta uma grande influência no comportamento reológico desse material, determinando as técnicas utilizadas para a sua aplicação. Tais métodos normalmente exigem a preparação de concretos com elevada fluidez, que possam ser bombeados com facilidade e sejam capazes de preencher moldes de formato complexo sem a necessidade de aplicação de vibração. Entretanto, embora tais requisitos favoreçam uma boa trabalhabilidade do concreto, tendem a aumentar o tempo requerido para efetuar a desmoldagem do corpo conformado. Uma vez que o desenvolvimento da resistência mecânica do concreto está intimamente relacionado ao processo de hidratação do ligante hidráulico, este necessita ser controlado quando se busca a redução do tempo para a desmoldagem. Tal controle depende de um profundo conhecimento das variáveis que determinam a cinética das reações. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi o de avaliar a influência do tipo de ligante hidráulico, da temperatura e da presença de finos (matriz) ou de aditivos inorgânicos adicionados ao concreto sobre o processo de hidratação por meio de medidas de temperatura e ensaios reológicos oscilatórios em função do tempo.

Palavras-chave : hidratação; alumina hidratável; aluminato de cálcio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português