SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número325Colagem de barbotina de aluminas submicrométricas comerciaisProcesso de hidratação e os mecanismos de atuação dos aditivos aceleradores e retardadores de pega do cimento de aluminato de cálcio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913

Resumo

PEREIRA, A. R. P.; SILVA, M. J. de S. F. da  e  OLIVEIRA, J. A. dos S.. Análise química de pigmentos minerais naturais de Itabirito (MG). Cerâmica [online]. 2007, vol.53, n.325, pp. 35-41. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132007000100006.

Este trabalho tem o propósito de estudar composições e aplicações de pigmentos de Minas Gerais. Foi realizado um estudo qualitativo e quantitativo de pigmentos naturais coletados na região de Itabirito. As amostras foram denominadas segundo o Sistema Munsell de Cores e apresentaram composições variadas. Os minerais identificados por difração de raios X e confirmados por microscopia eletrônica de varredura (MEV) foram a caulinita, ilita, talco e hematita, característicos da região. Análises de espectroscopia dispersiva de energia (EDS) produziram resultados semi-quantitativos dos elementos presentes. A termogravimetria indicou pequena perda de massa, referente à umidade das amostras. A análise térmica diferencial indicou uma quantidade maior de caulinita no pigmento vermelho em relação aos demais. O teor de ferro presente nas amostras foi determinado por análise volumétrica e por espectrofotometria por absorção molecular na região do ultravioleta-visível. Os pigmentos apresentaram boa estabilidade térmica indicando a sua potencialidade de aplicação em peças cerâmicas.

Palavras-chave : cerâmica; pigmentos; pigmento mineral; pigmento natural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português