SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue330Magnesia sinter hydration-dehydration behavior in refractory castablesFluid-dynamic analysis of the flow in air permeability measurement of mortars prepared with blast-slag furnace Portland cement author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

MENEZES, R. R. et al. Comportamento de expansão de argilas bentoníticas organofílicas do estado da Paraíba. Cerâmica [online]. 2008, vol.54, n.330, pp. 152-159. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132008000200004.

Argilas organofílicas apresentam uma vasta gama de aplicações industriais, desde a indústria do petróleo à farmacêutica e de cosméticos, passando pela retenção de resíduos e produção de nanocompósitos argila-polímeros. Este trabalho tem por objetivo analisar a influência do teor de sais quaternários de amônio na organofilização de argilas bentoníticas. As argilas utilizadas foram caracterizadas através da determinação de sua composição química, distribuição do tamanho de partículas e capacidade de troca de cátions. As argilas organofílicas foram preparadas utilizando dois sais quaternários de amônio: cloreto de alquil benzil amônio (Dodigen) e brometo de cetil trimetil amônio (Cetremide). As argilas organofilizadas foram caracterizadas por difração de raios X e espectroscopia de infravermelho. Os resultados mostraram que o espaçamento basal aumenta com o aumento na quantidade de sal utilizado para a organofilização e que o comportamento desse aumento depende do sal e da argila utilizados, sendo, linear quando da utilização do sal Dodigen e dependente do tipo da argila quando da utilização do sal Cetremide.

Keywords : argila organofílica; bentonita; sais quaternários de amônio; espaçamento basal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese