SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue330Fluid-dynamic analysis of the flow in air permeability measurement of mortars prepared with blast-slag furnace Portland cementReview article: use of the wettability in the investigation of the corrosion behaviour of the refractory materials author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

OLIVEIRA, E. M. S.  and  HOLANDA, J. N. F.. Influência da adição de resíduo (lodo) de estação de tratamento de águas nas propriedades e microestrutura de cerâmica vermelha. Cerâmica [online]. 2008, vol.54, n.330, pp. 167-173. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132008000200006.

As estações de tratamento de águas (ETA) geram grandes quantidades de resíduo (lama). Este resíduo quando descartado nos sistemas hídricos provoca impacto ambiental negativo. No presente trabalho foi feito um estudo sobre a influência de um resíduo de estação de tratamento de águas nas propriedades e microestrutura de cerâmica vermelha. Foi preparada uma série de misturas argila/resíduo contendo até 15% em peso de resíduo de estação de tratamento de águas. Peças cerâmicas foram preparadas por prensagem uniaxial e sinterizadas entre 850 e 1050 ºC. As seguintes propriedades físico-mecânicas foram determinadas: retração linear, absorção de água, massa específica aparente e tensão de ruptura a flexão. A evolução da microestrutura e a análise de fases foram acompanhadas por microscopia eletrônica de varredura e difração de raios X. Os resultados experimentais mostraram que adição de até 15% em peso de resíduo de ETA não causa variações significativas na generalidade das propriedades tecnológicas da massa cerâmica padrão. A microestrutura das peças de cerâmica vermelha também não foi influenciada com a incorporação do resíduo estudado.

Keywords : resíduo de ETA; cerâmica vermelha; microestrutura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese