SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue330Influence of the addition of water treatment sludge on the properties and microstructure of red ceramicDevelopment of ceramic tile bodies with kaolinitic clay and nepheline-syenite author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

LUZ, A. P.; RIBEIRO, S.  and  PANDOLFELLI, V. C.. Artigo revisão: uso da molhabilidade na investigação do comportamento de corrosão de materiais refratários. Cerâmica [online]. 2008, vol.54, n.330, pp. 174-183. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132008000200007.

Em função da corrosão acentuada apresentada pelos refratários utilizados nos processos siderúrgicos e diante da necessidade de se tentar minimizar e entender as interações entre escórias e metais fundidos com estes materiais, a técnica da molhabilidade parece ser uma boa alternativa a ser utilizada. São poucos os trabalhos encontrados que abordam o estudo de tais sistemas, mas este pode vir a ser o passo inicial para se tentar entender e reduzir a corrosão química sofrida pelos refratários. Desta forma, os conceitos teóricos, as técnicas experimentais e os fatores que influenciam o comportamento da molhabilidade são abordados nesta revisão. Para se aprofundar no estudo da corrosão do sistema escória/refratário é necessário entender os mecanismos da etapa de molhamento quando estes materiais entram em contato. Uma vez que este processo é fundamentalmente equacionado, então se podem entender os demais passos seqüenciais da corrosão e assim no desenvolvimento de materiais de alto desempenho.

Keywords : molhabilidade; corrosão; refratários.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese