SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 issue330Study of oxidation in liquid phase sintered silicon carbide with addition of aluminum nitride and yttrium oxideOrganophilic clays: characteristics, preparation methods, intercalation compounds and characterization techniques author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

SINGH, D.; KUMAR, R.; KUMAR, A.  and  RAI, K. N.. Síntese e caracterização de sílica da palha de arroz, compósito sílica-carbono e sílica ativada por H3PO4. Cerâmica [online]. 2008, vol.54, n.330, pp. 203-212. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132008000200011.

A síntese e a caracterização de nanosílica obtida da palha de arroz, compósitos nanosílica-carbono e cinza de sílica ativada com ácido fosfórico são apresentadas. Esses materiais foram produzidos pela queima de palha de arroz ao ar, em hidrogênio e por ativação da cinza da palha de arroz com ácido fosfórico, respectivamente. Análise de difração de raios X destes produtos mostram aumento da largura dos picos (amorfização) com a diminuição da temperatura de queima. A sílica da palha de arroz ativada transforma a produto cristalino quando a temperatura é maior que 1000 oC. A variação da área de superfície específica e do volume de poro com a temperatura de queima mostra comportamento diferente quando a queima é feita ao ar ou sob hidrogênio. A energia de ativação associada com a mudança na área de superfície específica após queima ao ar e sob hidrogênio também foi estudada. A taxa de variação da área de superfície específica com a temperatura mostra diferente tendência. A avaliação dos produtos foi feita por meio da capacidade de descolorimento em soluções de melaço e de iodo. Foi verificado que a capacidade de absorção dos produtos é maior para a sílica ativada e menor para a cinza hidrogenada.

Keywords : palha de arroz; sílica; sílica-carbono.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English