SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue335Local structures and electronic band states of α-Fe2O3 polycrystalline particles included in the red-color overglazes and the transparent glazes of the Kakiemon-style porcelains by means of X-ray absorption spectra (i)Bone ash as a sintering additive in the porcelain production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

CASTRO, A. L. de; LIBORIO, J. B. L.  and  PANDOLFELLI, V. C.. Desempenho de concretos avançados para a construção civil, formulados a partir do método de dosagem computacional. Cerâmica [online]. 2009, vol.55, n.335, pp. 233-251. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132009000300002.

A busca por materiais com desempenho mecânico e durabilidade cada vez superiores tem sido o alvo dos pesquisadores da tecnologia dos concretos. Para tanto, concretos obtidos a partir da engenharia de microestrutura são necessários. Com base nos conceitos de empacotamento e dispersão de partículas é possível obter materiais com matrizes densas e trabalhabilidade adequada. Assim, as propriedades de concretos dosados com base nesses conceitos são apresentadas e comparadas àquelas de concretos de alto desempenho, adotados em pesquisas da construção civil. As propriedades no estado fresco foram avaliadas medindo-se o índice de fluidez e determinando-se o comportamento reológico do material. No estado endurecido, a resistência mecânica foi avaliada pelos ensaios de compressão uniaxial, tração por compressão diametral e flexão em 3 pontos, enquanto o módulo de elasticidade foi avaliado pelos métodos estático e dinâmico. Os concretos desenvolvidos se apresentaram trabalháveis por um período de tempo superior que o concreto de referência, sem a necessidade da incorporação de aditivos retardadores. Em termos de resistência mecânica, foi possível observar uma maior reprodutibilidade dos resultados obtidos para os concretos formulados por dosagem computacional. Além disso, os resultados possibilitaram estabelecer boas correlações entre as resistências medidas para esses concretos, bem como entre os módulos de elasticidade medidos por ambos os métodos de ensaio.

Keywords : engenharia de microestrutura; dispersão e empacotamento de partículas; propriedades reológicas; resistência mecânica; concretos especiais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese