SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número335Performance of advanced concretes for building site designed by computing mix proportion techniqueBiocompatibility evaluation of SiO2-CaO/stainless steel composite bioactive film for biomedical application índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cerâmica

versión impresa ISSN 0366-6913

Resumen

GOUVEA, D.; KANEKO, T. T.  y  KAHN, H.. Uso de ossos bovinos calcinados como aditivo de sinterização na fabricação de porcelanas. Cerâmica [online]. 2009, vol.55, n.335, pp. 252-256. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132009000300003.

Ossos bovinos calcinados (OBC) são geralmente utilizados para a fabricação de uma porcelana de alta qualidade conhecida como bone china. Nesses produtos a quantidade de OBC é cerca de 50% do produto. Apesar de o rebanho bovino brasileiro ser um dos maiores do mundo com cerca de 200 milhões de cabeças, grande parte dos resíduos de ossos ainda não é aproveitada. Contudo, é conhecido que o OBC em pequenas quantidades e associado com materiais-primas fundentes, como feldspatos, pode reduzir a temperatura de liquidus e com isso promover a sinterização via fase líquida. A finalidade deste trabalho foi de verificar a potencialidade do uso de OBC como promotor da sinterização de porcelanas fabricadas com o sistema triaxial clássico: caulim, feldspato e quartzo. Foram introduzidas quantidades de 1, 2 e 5% em massa e sinterizadas entre 1100 e 1350 ºC. As amostras foram comparadas com a formulação sem adição de OBC com respeito à limite de resistência e absorção de água, formação de fases por difração de raios X e observações no microscópio eletrônico de varredura. A temperatura de sinterização foi reduzida em 50 ºC para a quantidade de 2% de OBC, porém grande quantidade de porosidade residual pode ser gerada se houver aquecimento demasiado das porcelanas.

Palabras clave : porcelana de ossos.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués