SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 número335Bone ash as a sintering additive in the porcelain productionGranite sawing waste recycling for mortar production índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Articulo

Indicadores

Links relacionados

Compartir


Cerâmica

versión impresa ISSN 0366-6913

Resumen

FEDERMAN, S. R.; MANSUR, H. S.; STANCIOLI, E. F. B.  y  VASCONCELOS, W. L.. Avaliação da biocompatibilidade do compósito aço/filme bioativo SiO2-CaO para aplicação biomédica. Cerâmica [online]. 2009, vol.55, n.335, pp. 257-262. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132009000300004.

Foi obtido um filme bioativo sol-gel do sistema SiO2-CaO através da mistura de precursor de silício (TEOS - tetraetil ortosilicato), precursor de cálcio (nitrato de cálcio tetrahidratado) e álcool em meio ácido. Após a mistura, a solução serviu para revestir o aço inoxidável através do método de imersão empregando baixa velocidade de emersão. O compósito obtido foi então submetido a tratamento térmico para densificação do filme a 400 ºC durante 1 h. A biocompatibilidade do compósito foi avaliada através de dois métodos no sistema in vitro: a) solução concentrada similar ao fluido fisiológico - SFC 1,5 - e b) cultura de células. Imagens de microscopia eletrônica de varredura e espectroscopia de energia dispersiva comprovaram a precipitação de precursor da hidroxiapatita na superfície do filme bioativo após exposição à solução SFC durante 3 semanas. Imagens de microscopia eletrônica de varredura confirmaram aderência, crescimento e espalhamento celular na superfície do filme bioativo sol-gel após 24 h de cultivo celular, empregando células VERO (ATCC CCL-81), sugerindo que o compósito é um material potencialmente aplicável nas áreas de medicina e odontologia. Resultados obtidos com o ensaio de viabilidade celular através de MTT [brometo de 3-(4,5-dimetiltiazol-2-YL)-2,5-difeniltetrazolio] indicaram total ausência de toxicidade na interface filme sol-gel/células VERO.

Palabras clave : revestimento; filme bioativo; biocompatibilidade; SFC; cultura de célula.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués