SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue335Biocompatibility evaluation of SiO2-CaO/stainless steel composite bioactive film for biomedical applicationPreparation and characterization of SiC/kaolin/Al composite materials by squeeze- casting author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

MENEZES, R. R. et al. Reciclagem de resíduos da construção civil para a produção de argamassas. Cerâmica [online]. 2009, vol.55, n.335, pp. 263-270. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132009000300005.

O volume de resíduos inorgânicos gerados a cada ano vem crescendo em todo mundo e apresenta um dos maiores problemas da sociedade moderna. Este trabalho tem por objetivo analisar a viabilidade de utilização do resíduo da serragem do granito e de resíduos da construção civil como materiais alternativos para a produção de argamassas. Os resíduos foram caracterizados física e mineralogicamente por meio da determinação de distribuição e tamanho de partículas, massa e área específica, composição química, difração de raios X e análise térmica diferencial. Foi determinado o índice de atividade pozolânica com cal dos resíduos da construção. Foram formuladas composições de argamassas substituindo parcialmente a cal pelos resíduos, e moldados corpos-de-prova. Os corpos-de-prova foram curados por 7, 14, 28 e 60 dias e, em seguida, foi determinada a resistência à compressão simples. Os resíduos apresentam elevados teores de SiO2, Al2O3 e Fe2O3 e possuem as fases cristalinas quartzo, mica, feldspato, carbonato de cálcio e óxido de ferro. A substituição do aglomerante por resíduos na produção de argamassas pode ser efetuada com sucesso em teores de até 50% e os resíduos com atividade pozolânica propiciam aumentos significativos na resistência à compressão simples das argamassas.

Keywords : reciclagem; resíduo da construção; resíduo de granito; argamassa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese