SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue335Effects of the Tm3+ concentration on the properties of (Pb,La)(Zr,Ti)O3 ceramicsRefractories for molten aluminum transportation: fundaments, simulation and industrial results author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

MORENO, M. M. T.; BARTOLOMEU, D.  and  LIMA, R. H. C.. Análise do comportamento de queima de argilas e formulações para revestimento cerâmico. Cerâmica [online]. 2009, vol.55, n.335, pp. 286-295. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132009000300008.

O uso de argilas de queima vermelha para a fabricação de placas cerâmicas para revestimentos tornou-se importante devido aos avanços tecnológicos e à qualidade da matéria-prima. Neste processo a moagem é feita por via seca e as temperaturas máximas de queima são maiores que 1000 ºC, ocorrendo reações de sinterização via fase líquida. Este trabalho aborda diversos aspectos que envolvem a queima deste tipo de argilas e suas misturas visando obter as melhores condições de sinterização. As argilas individuais foram analisadas usando os seguintes parâmetros: % em peso na composição, temperatura máxima de queima e absorção de água. Corpos-de-prova foram queimados em laboratório, em temperaturas de 800 a 1100 ºC, sendo que depois da caracterização das propriedades individuais, combinações binárias e ternárias foram processadas nas mesmas condições e analisadas. Os resultados obtidos permitiram elaborar uma proposta para preparar misturas com base nas características das matérias-primas. Devido a que as combinações apresentam variações, que dependem principalmente da distribuição do tamanho das partículas e conteúdo de fundentes, é necessário fazer correções na composição para alcançar as propriedades desejadas, o que é facilitado com a metodologia proposta.

Keywords : argilas vermelhas; revestimentos cerâmicos; comportamento térmico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese