SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.55 issue335Adsorption study of the cationic surfactant in inorganic matrices prepared from niobium oxidesIncorporation of industrial laundry mud in the production of ceramic bricks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

MULLER, D. et al. Processamento e caracterização de filtros cerâmicos fibrosos. Cerâmica [online]. 2009, vol.55, n.335, pp. 318-325. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132009000300012.

Neste trabalho, filtros com estrutura fibrosa foram produzidos utilizando-se matéria-prima de baixo custo, disponível comercialmente e caracterizados para aplicações em filtração de aerossóis. Mantas refratárias sílico-aluminosas comerciais foram prensadas uniaxialmente, utilizando-se 10% em massa de acetato de polivinila como ligante. Nesta etapa, as amostras foram submetidas à compactação com diferentes pressões para obtenção de diferentes porosidades. Após a prensagem, as amostras foram submetidas a um tratamento térmico a 500 ºC durante 1 h para a degradação do polímero. Subseqüentemente, as amostras foram sinterizadas a 1200 ºC durante 1 h, resultando em uma estrutura fibrilar porosa, composta por mulita (3SiO2.2Al2O3), com porosidade na faixa de 50 a 75%. A morfologia dos filtros fibrosos foi caracterizada através de microscopia eletrônica de varredura, que revelou uma estrutura tridimensional porosa de fibras interconectadas. A resistência mecânica foi avaliada através de ensaios de compressão e de flexão em quatro pontos. Ensaios de permeabilidade e eficiência de coleta de partículas com diferentes diâmetros foram efetuados e os resultados comparados a filtros comerciais. Os valores obtidos para a permeabilidade e eficiência de coleta estão na ordem de grandeza esperada para filtros de gases, apresentando assim grande potencial para aplicações industriais.

Keywords : filtros cerâmicos fibrosos; propriedades mecânicas; permeabilidade; filtração de aerossóis.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese