SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.56 issue339Changing the magnesia grain size: an example of refractory ceramics complexityEffect of the firing temperature on some mechanical properties of red ceramic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

BRITO, S. L. M.  and  GOUVEA, D.. Caracterização superficial de nanopartículas de BaTiO3 preparado pelo método dos precursores poliméricos. Cerâmica [online]. 2010, vol.56, n.339, pp. 228-236. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132010000300004.

A síntese de nanopartículas e a sua caracterização têm sido a grande mola propulsora do desenvolvimento de materiais nano-estruturados. Pouca atenção tem sido dedicada aos fenômenos físico-químicos relacionados às enormes superfícies intrínsecas destes materiais. Dentre eles, o titanato de bário ocupa uma posição de destaque devido ao seu grande potencial na geração de produtos de alta tecnologia. Neste estudo o BaTiO3 foi sintetizado pelo método dos precursores poliméricos, que proporciona a geração de nanopartículas de grande uniformidade química. Contudo, o uso de cátions que formam carbonatos de alta estabilidade pode inviabilizar o uso do método. Os pós de titanato de bário preparados apresentaram elevada área de superfície específica, porém com formação de fases parasitas de carbonato de bário e carbonatos adsorvidos na superfície do titanato de bário. O estudo da química de superfície utilizando métodos como espectroscopia de infravermelho e análises eletrocinéticas permitiu a caracterização deste contaminante e demonstraram indícios de condições específicas de dissolução do carbonato de bário, que podem possibilitar a descontaminação do titanato de bário.

Keywords : titanato de bário; nanopartículas; método dos precursores poliméricos; análises eletrocinéticas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese