SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue345Characterisation of conductivity of the (Ce xY0.2-x)Sc0.6 Zr3.2O8-δ (0 < x < 0.2) system and composition Ce0.04Y0.02Sc0.67Zr3.27O 7.66 as function of timeSynthesis and characterization of Al2O3 -YAG composite and Al2O3-YAG and Al2O3 with Nb2O5 additives author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

SERRA, F. A. S. et al. Seleção de concretos refratários densos antierosivos para unidades de craqueamento catalítico fluidizado de petróleo. Cerâmica [online]. 2012, vol.58, n.345, pp. 8-13. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132012000100003.

Na indústria petroquímica a unidade de craqueamento catalítico fluidizado de petróleo é um importante equipamento para aplicação de concretos refratários devido à necessidade de se obter produtos especializados. Normalmente, a seleção destes materiais é baseada na análise química e em medidas de densidade aparente, resistência mecânica por compressão uniaxial e erosimetria a frio. Para avaliação dos requisitos de seleção usuais, cinco concretos de alta alumina, sendo três de baixo teor de cimento e dois convencionais de uso comercial, foram avaliados por resistência à compressão e erosimetria a frio. Testes complementares que atualmente não são utilizados no processo de seleção também foram realizados, tais como: resistência ao choque térmico, módulo de ruptura a quente e exposição em atmosfera de CO. A análise mostrou que as especificações vigentes são baseadas principalmente na experiência com a utilização de produtos não originalmente projetados para esta aplicação e que o desenvolvimento de produtos mais adequados é inibido pelas restrições das especificações atuais. Também se verificou que a seleção é limitada pela falta de ensaios que avaliem o desempenho em condições mais próximas das de uso. Neste sentido, o teste de resistência à deposição de carbono pela exposição em atmosfera de CO mostrou-se interessante por contribuir para uma melhor seleção dos concretos refratários densos antierosivos.

Keywords : concretos refratários densos antierosivos; critérios de seleção; unidades de craqueamento catalítico fluidizado de petróleo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese