SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número345Modificação da estabilidade dos polimorfos de TiO2 nanométrico pelo excesso de superfície de SnO2Caracterização tecnológica da argila plástica de Pântano Grande, RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913

Resumo

ROMANO, R. C. O.; TAKAHASHI, M. M.; LIBERATO, C. C.  e  PILEGGI, R. G.. Viscosidade cinemática de pastas cimentícias com incorporadores de ar avaliadas em diferentes temperaturas. Cerâmica [online]. 2012, vol.58, n.345, pp. 58-65. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132012000100010.

A presença de aditivos incorporadores de ar (AIA) em suspensões cimentícias torna esses materiais sensíveis às etapas de processamento e às condições ambientais de preparo das composições. Diversos estudos têm sido reportados em literatura avaliando o efeito de incorporadores de ar nas propriedades de materiais cimentícios, sobretudo no estado endurecido. Porém o efeito da temperatura na incorporação de ar e nas propriedades reológicas dessas composições tem sido menos investigado, sendo este o objetivo do presente trabalho. Para tanto, foram avaliadas as características de pastas cimentícias, compostas por cimentos CPIIF ou CPIIE e dois tipos de AIA, em função da variação da temperatura. O conceito de viscosidade cinemática foi adotado na análise dos resultados para compensar diferenças de inércia das pastas com densidades distintas. Os resultados mostraram que o tipo de cimento, a presença do aditivo e a temperatura influenciaram significativamente na incorporação de ar e nas propriedades reológicas.

Palavras-chave : reologia; pasta cimentícia; incorporação de ar; temperatura; viscosidade cinemática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português