SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue345Effect of addition of inorganic components on the mechanical strength of sand molds for castingGrinding of alumina ceramics with different cooling and lubrification techniques: conventional and minimum quantity of lubrification (MQL) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

FUNGARO, D. A.  and  BORRELY, S. I.. Síntese e caracterização de zeólita de cinzas de carvão modificada por surfactante catiônico. Cerâmica [online]. 2012, vol.58, n.345, pp. 77-83. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132012000100013.

Zeólita sintetizada a partir de cinzas leve de carvão foi modificada com diferentes concentrações (2 e 20 mmol.L-1) de brometo de hexadeciltrimetilamônio (HDTMA-Br). A zeólita não modificada (ZNM) e as zeólitas modificadas por surfactante (ZMS) foram caracterizadas por fluorescência de raios X, difração de raios X, espectroscopia no infravermelho com transformada de Fourier (FTIV), microscopia eletrônica de varredura, análise termogravimétrica, entre outros. As ZMS apresentaram carga negativa provavelmente devido à formação de bicamada parcial de HDTMA sobre os sítios ativos trocáveis na superfície externa da ZNM. Um decréscimo da área superficial foi observado para ZMS quando comparada com ZNM, indicando cobertura da superfície da zeólita com moléculas do HDTMA-Br. A natureza cristalina da zeólita permaneceu intacta após a adsorção do surfactante e o aquecimento para secagem. A análise de FTIV indicou que não houve mudanças significativas na estrutura da zeólita após a adsorção do surfactante.

Keywords : cinzas leve de carvão; zeólita modificada por surfactante; surfactante catiônico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese