SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número345Preparação de pó de ferrita de lantânio a baixa temperatura índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913

Resumo

CAPRONI, E.  e  MUCCILLO, R.. Aplicação da técnica de deposição eletroforética para a obtenção de tubos cerâmicos de zircônia-ítria. Cerâmica [online]. 2012, vol.58, n.345, pp. 131-136. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132012000100021.

A técnica de deposição eletroforética (EPD) é reconhecida como a mais versátil para o processamento de materiais particulados devido ao seu baixo custo, à deposição em minutos e à conformação de corpos cerâmicos com geometria complexa. Neste trabalho foi feita uma montagem experimental que permite a conformação simultânea de 16 tubos cerâmicos por EPD. Partículas micrométricas de zircônia:ítria foram depositadas, após ajustes nas características reológicas da suspensão em isopropanol, em eletrodo de grafita na forma de tubo. Os tubos cerâmicos, após sinterização a 1500 °C, foram caracterizados por difração de raios X, microscopia de varredura por sonda, espectroscopia de impedância e resposta elétrica em função do teor de oxigênio. A técnica de EPD mostrou-se adequada para obtenção de tubos cerâmicos densos totalmente estabilizados na fase cúbica e resposta elétrica a diferentes quantidades de oxigênio de acordo com a lei de Nernst.

Palavras-chave : deposição eletroforética; zircônia:ítria; sensor de oxigênio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português