SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 issue346Wetting evaluation of a refractory castable matrix (Al2O3-SiC-SiO2-C) by synthetic slags containing different amounts of MgO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Cerâmica

Print version ISSN 0366-6913

Abstract

LYRA, J. S.; ROMANO, R. C. O.; PILEGGI, R. G.  and  GOUVEA, D.. Consolidação de pastas cimentícias contendo policarboxilatos um estudo calorimétrico e reológico. Cerâmica [online]. 2012, vol.58, n.346, pp. 137-143. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132012000200002.

A utilização de policarboxilatos em concretos é pratica comum no setor de construção civil, visto que esses aditivos auxiliam na dispersão das partículas, possibilitam a redução da quantidade de água de amassamento, permitem melhorar as propriedades no estado fresco e endurecido. Entretanto, é sabido que apesar de possibilitar a produção de concretos de alto desempenho, a presença dos policarboxilatos pode afetar a cinética de reação do cimento e de aglomeração das partículas durante a consolidação. Ao mesmo tempo em que o fluxo de calor liberado durante a reação pode ser quantificado em calorímetros de condução isotérmica, a aglomeração pode também, ser acompanhada a partir de ensaios reológicos oscilatórios com controle de freqüência e deformação. Os resultados obtidos separadamente, quando avaliados conjuntamente podem melhor ilustrar o efeito da presença dos aditivos durante o endurecimento do cimento, abordagem que é apresentada como objetivo principal deste trabalho. Para tanto, pastas cimentícias formuladas com CPIIE-32 foram avaliadas em função da variação do teor de policarboxilato e os resultados mostraram que a taxa de consolidação(promovida pela ação conjunta da reação química e da aglomeração)apresenta relação direta com o teor do aditivo.

Keywords : policarboxilato; pasta cimentícia; reação de hidratação; aglomeração; consolidação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese