SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.58 número346Gestão da inovação e capacidade competitiva: uma análise não paramétrica no setor cerâmico de Campos dos Goytacazes, RJO efeito do tratamento térmico a 300 ºC na conectividade da estrutura de poros de argamassas de cimento Portland reforçadas por fibras de polipropileno índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Cerâmica

versão impressa ISSN 0366-6913

Resumo

QUEIROZ, J. R. C.; PAULO, G. P.; OZCAN, M.  e  NOGUEIRA JR, L.. Efeito do protocolo de jateamento com partículas na topografia da superfície de uma cerâmica Y-TZP. Cerâmica [online]. 2012, vol.58, n.346, pp. 253-261. ISSN 0366-6913.  http://dx.doi.org/10.1590/S0366-69132012000200017.

O objetivo deste estudo foi avaliar a superfície de uma cerâmica à base de zircônia tetragonal estabilizada por ítria (Y-TZP) após diferentes protocolos de jateamento com partículas. Setenta e seis blocos cerâmicos de Y-TZP (5 x 4 x 4) mm3 foram sinterizados e polidos. As amostras foram randomicamente divididas em 19 grupos (n=4) sendo um controle e 18 grupos utilizando 3 fatores: a) tempo (2 e 4 s); b) tamanho de partícula (30 µm - partículas de alumina revestida por sílica; 45 µm - partículas de alumina; 145 µm - partículas de alumina) e; c) pressão (1,5, 2,5 e 4,5 bar). O jateamento foi realizado seguindo um rigoroso protocolo. Para os resultados qualitativos e quantitativos a topografia da superfície foi analisada em um perfilômetro óptico digital (microscopia de interferência), utilizando diferentes parâmetros de rugosidade (Ra, Rq, Rz, X-crossing, Mr1, Mr2 e Sdr) e imagens 3D. A rugosidade da superfície também foi analisada após a aplicação de agentes de união (primer e silano) sobre a superfície cerâmica. ANOVA 1-fator revelou que os tratamentos de superfície (tempo, tamanho de partícula e pressão durante o jateamento) forneceram resultados com diferença estatisticamente significante para todos os parâmetros de rugosidade analisados. O teste de Tukey mostrou que as diferenças estatísticas entre os grupos foram diferentes para cada parâmetro. Na análise qualitativa os agentes de união reduziram a rugosidade, preenchendo os vales da superfície. Os protocolos realizados neste estudo mostram que o tempo, o tamanho da partícula e a pressão influenciaram no padrão topográfico e na amplitude da rugosidade da cerâmica Y-TZP.

Palavras-chave : zirconia; modificaçao da superfície; jateamento.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês